Quatrocentos professores do 1º Ciclo assistiram terça-feira, dia 20 de Janeiro, à ante-estreia em exclusivo do filme Ser e Ter – sobre o quotidiano de um professor numa pequena escola rural em França, numa iniciativa do site Educação da Texto Editora em parceria com a N@w Age Entertainment.
Professores no cinema
Este filme, exibido nos cinemas do El Corte Inglès, conduz-nos ao mundo de Georges Lopez, um professor do 1º Ciclo que ensina três grupos de diferentes idades, certificando-se sempre que os seus alunos entendem as tarefas que lhes são pedidas, quer seja para pintarem um desenho, aprenderem Matemática ou fazerem crepes.
Dotado de grande sensibilidade e compreensão, Lopez nunca levanta a voz, fala directamente com as crianças e o seu afecto é tão notório como o respeito e a confiança que elas lhe devotam.
Esperando que este filme, indispensável para pais e professores abra algumas portas para o debate, o site Educação criou ainda um fórum de discussão sobre o tema, que estará disponível a partir de hoje
Ser e Ter, um filme de Nicolas Philibert, fez parte da Selecção Oficial do Festival de Cannes 2002. Recebeu ainda o prémio Melhor Documentário dos Prémios do Cinema Europeu 2002 e foi distinguido com um Cesar em 2003, premiando a Melhor Montagem.