Nuno Gama – Desejo A-Mar. Este Verão regresso à eterna paixão pelas aventuras marítimas, desta vez focalizadas nos pescadores da Nazaré. E na reconfirmação do fascínio, na minha recente viagem ao Médio Oriente, pelas Saruel, Kaftans e Djellabas.
Nuno Gama – Desejo A-Mar
Encantado pela estrutura única dos barcos e na forma como desafiam o mar, pelo poder policromático – gráfico, assim como pelas decorações de cariz religioso. Os gorros, a construção das camisas axadrezadas, as dimensões das calças e como não poderia deixar de ser as “fantasbulosas” sete saias.
É no reencontro destes extremos geográficos e de mais um desafio de um guarda roupa masculino, atento a novos códigos e em recentes lifestyles que proponho uma nova imagem extremamente viril, dinâmica e multicultural.
No ar sente-se um misterioso odor a memórias do Oriente, cruzadas com notas etnográficas, numa essência urbana contemporânea, onde o homem encontra a expressão máxima dos seus desejos mais recônditos e se “perde” à procura de si mesmo.
As stars da colecção são as calças em jogos de oposição de volumes, contrastadas com as restantes peças, mais pequenas e consequentemente mais próximas do corpo que se revelam em inebriantes malícias sensuais.
Conceito de conforto, prático, cosmopolita e reequilibrados por snobismos da velha etiqueta Europeia. Corrompidos por uma juventude irreverente, por um sentido de humor sarcástico ou pelo forte impacto visual de algumas peças.
Algodões puros ou em misturas de sintéticos de espírito sport. Interrompidos por algumas lãs, com carácter mais nocturno, pela sofisticação das sedas e por novos sintéticos de aspectos e toques “aborrachados”.
O Marinho e o Ciel em fusão com Beges, misturam-se com o eterno Branco & Preto, graficamente contrastados por Vermelho, Amarelo, Verde ou Azulão.
A nível pictórico esta a coleção Deseja A-Mar conta com a excelente contribuição do meu querido amigo Pedro Zamith.