A cidade da Guarda prepara-se para receber de 26 a 29 de Julho as Festas da Cidade da Guarda. Um ambiente de festa, diversão e muita animação é o que se espera a partir de hoje.
Guarda abre hoje as suas portas para as festas da cidade. Para que fique a par de tudo o que por lá se vai passar, conheça o programa que a cidade preparou para si.
Festas da Cidade da Guarda
Whisky Trail – Alameda de Santo André, 26 de Julho ás 21 horas
A versatilidade do grupo é originário do facto de que durante vários anos entraram no grupo músicos de diferentes nacionalidades e origens musicais. ‘Whisky Trail’ dirigiu a sua pesquisa sobre as origens célticas da música irlandesa e escocesa, na sua relação com a cultura das fábulas e da mitologia célticas e as suas influências na cultura europeia.
Birra Brass – Jardim José de Lemos, 21:30
O grupo de metais ‘Birra Brass’ é constituído por jovens músicos com uma formação diversificada, abrangendo um leque que se abre da música clássica à música de raiz afro-americana. O ‘Birra Brass’ confere uma sonoridade singular à interpretação de temas de Jazz, Blues ou Dixie’s.
Sexteto duplamente jovem, pela idade dos seus intérpretes e tempo de formação, apresentou-se com invulgar êxito nos espectáculos da Expo 98, inauguração da ponte Vasco da Gama, e no Parque das Nações.
Cabaret LX – Paço da Cultura, 22 horas
Este é um espectáculo bilingue que, numa abordagem puramente intuitiva, explora um género: o Cabaret.
Livrar-se dos preconceitos, deixar-se levar pelo imaginário boémio, desbravar o terreno das referências e observar até onde elas nos levam, reinventar a tradição da ‘chanson française’, tudo isto fez com que se tivesse enveredado para um caminho alternativo, caminho esse que conduziu até à língua portuguesa, com as palavras de Rui Zink, Adília Lopes, Sarah Adamopoulos ou Natália Correia. Assim, esta formação estabelece um diálogo entre várias artes, nomeadamente a dança, o teatro e a música.
Septeto Habanero & Vitorino – Praça Velha, 23 horas
Verdadeira instituição em Cuba, o Septeto Habanero nasceu em 1920 com o nome Sexteto Habanero, sendo por isso um dos grupos mais antigos do país. Criador de grandes géneros tradicionais creoulos, nomeadamente o ‘son’, a ‘guaracha’, e o ‘bolero’, os Septeto Habanero são constituídos por 8 músicos. Os Septeto gravaram um disco com Vitorino, em 1999, passando a ser apelidados de ‘Los Hombres de Tiki Tiki’.
Animação de Rua, dia 27 de Julho, das 21 horas até às 24 horas
Música de Francisco Ceia, pelas 21:30 – Jardim José de Lemos
Canta Bahia – Alameda de Santo André, 21 horas
Canta Bahia é um grupo de jovens do Brasil que chegaram a Portugal em Dezembro de 2000. Encontramos na sua música ritmos como Axé, Samba, Pagode, Sertaneja, romântico, e pop. A mensagem que querem passar é ‘O Carnaval é todos os dias e a alegria deve durar o ano inteiro’.
Argentíssimo – Paço da Cultura, 22 horas
Um espectáculo de Tango dançante que é levado a cabo por dois bailarinos profissionais, Guillermo e Elina, vindos da Argentina que interpretam diversos estilos de ‘Tango argentino’ incluindo também o ‘Vals a Milonga’.
Luz Casal
Luz Casal vem até à Guarda apresentar o seu último trabalho, gravado em 1999, ‘Un mar de Confianza’. Este seu oitavo disco conta com a presença de Rui Veloso, Pedro Ayres Magalhães e Nick Ingman.
Animação de Rua, Dia 28 de Julho das 21 às 24 horas
XXI Festival de Folclore da Cidade da Guarda
Música Tradicional Folclore – Alameda de Santo André
Galandum Galundaina – Jardim José de Lemos, 21:30
Este grupo tem como objectivo recolher, investigar, e divulgar o património musical das terras de Miranda. O grupo utiliza a língua mirandesa como meio de comunicação e apresenta-se em público com trajes de rigorosa e tradicional confecção.
Música brasileira com Chico César – Praça Velha, Dia 28 Julho ás 23 horas
Chico César apresenta-se na Guarda com a sua mistura de ritmos brasileiros como forró, carimbó e folia, com música pop, reggae, salsa e juju music.
Animação de rua (personagem em andas, artistas circenses, baristas, faquires, espetáculo de fogo), das 21 às 24 horas.
The Legitan’s – Jardim José de Lemos, Dia 29 de Julho 21:30
Grupo de Rumbas ciganas ou ciganeiras, como eles próprios gostam de designar, nasceu à quatro anos. Apreciados animadores de festas ciganas e convidados de vários programas televisivos, são de facto os mais populares e étnicos representantes da música cigana no nosso país.
Mohamed Akel – Alameda de Santo André
Mohamed é um cantor de ‘Nubas’, composição vocal e instrumental, que se desenvolveu durante os séculos XI e XII. Desde o início que, nas ‘Nubas’ a composição poética e musical andam unidas. Assim, este espectáculo é baseado nas ‘Nubas’ de música Andaluzia Magrebí.
Verdes Anos – Paço da Cultura, 22 horas
Constituído em meados de 1996, o Grupo de Fados e Guitarradas Verdes Anos resulta de um envolvimento cultural e Académico marcante de cada um dos seus membros nas várias facetas ambientais de Coimbra. Todos são ou foram estudantes de Coimbra.
The Gift – Praça Velha, 23 horas
Depois do êxito do primeiro álbum, os ‘The Gift’ surgem agora com um segundo trabalho, ‘Film’. Este espectáculo apresenta um visual muito mais elaborado, sendo que a principal inovação é a inserção do vídeo como componente visual da excepção. Outra das inovações é a utilização do efeito surround em alguns momentos do espectáculo.