Um dos maiores coreógrafos do século XX, mestre da dança pós-moderna e um grande compositor, estarão em destaque, na Culturgest.
Um dos maiores coreógrafos do século XX, mestre da dança pós-moderna e um grande compositor, estarão em destaque do dia 18 a 20 de Fevereiro, na Culturgest. Os seus nomes mágicos são: Merce Cunningham e John Cage.
A homenagem vai ser feita a partir da produção de um espectáculo, com as coreógrafas Emmanuelle Huynh e Dana Reitz. Para além das mesmas, o espectáculo será igualmente levado a cabo, por Eugénio Rodrigues e Paulo Ferrreira.
Durante todo o fim-de-semana, poderá usufruir deste espectáculo de homenagem que se prevê, ser de uma grande notabilidade. As duas coreógrafas fazem uma viagem à obra, destas duas grandes referências da dança, e expõem-na uma vez mais.
Merce Cunningham, foi verdadeiramente reconhecido, quando acompanhou John Cage, num espectáculo em Nova Iorque, como coreógrafo, em 1944. Merce Cunningham, nove anos depois formaria a sua própria companhia, na qual institui um espírito totalmente novo e revolucionário.
Pondo para trás definitivamente as características que compõe a música norte-americana, viria a coreografar mais de mil peças, impregnando a dança de uma nova perspectiva.
Radicalmente foi rompida a lineariedade que compunha a essência da dança, para que estes dois mestres, trouxessem ao de cima a importãncia e conotação do físico e do corpo. A linguagem corporal passaria a compôr a alma da dança.
A homenagem a Merce Cunningham e John Cage, um evento a não esquecer, na Culturgest.