Músicos Invisíveis no Parque das Nações

3071
musicos invisiveis
musicos invisiveis
- pub -

O Pavilhão de Portugal, Parque das Nações, tem patente uma exposição denominada por ‘Músicos Invisíveis’, na qual regressamos até ao século XVIII, contemplando instrumentos musicais únicos.

O Parque das Nações apresenta no Pavilhão de Portugal uma exposição denominada por ‘Músicos Invisíveis’, apoiada pelo Programa Culture 2000 do Parlamento Europeu. A exposição reúne no seu núcleo um leque de instrumentos musicais que se inserem desde o século XVIII até aos dias de hoje, evidenciando uma variedade de sons e modelos sublime.

Músicos Invisíveis’ foi o nome escolhido para esta exposição, identificando na perfeição aquilo que o visitante comum pode apreciar caso se dirija até ao Pavilhão de Portugal. A exposição engloba uma vasta mostra de instrumentos musicais levando-nos a viajar até à Música Virtual. Encontram-se instrumentos de música mecânica e autómatos musicais, executados uma grande parte deles por artesãos europeus.

Todas as peças expostas no Pavilhão de Portugal estão bastante bem conservadas, apresentando-se divididas em diversos espaços, onde a raridade da criação é de um valor inédito. As pessoas que até ali se dirigirem podem apreciar visualmente os instrumentos musicais, como podem também usufruir deles, através da assistência de pessoal competente para o efeito, já que o estado dos mesmos é ainda perfeito para serem manuseados.

As visitas a este espaço duram em média 45 minutos, embora não possamos esquecer actividades paralelas, especialmente concebidas a pensar nas crianças: ateliers de bricolage e a apresentação do ‘Instrumentarium Baschet’, constituído por 14 instrumentos muito simples, e que tem como objectivo iniciar os mais jovens na área musical. A acompanhar toda a exposição não podiam faltar as típicas ‘Juke Box’, pautas, pianos, discos, entre outras variedades de objectos que remontam à esfera musical.

O Maestro Vitorino de Almeida aceitou o convite para ser o Comissário da exposição ‘Músicos Invisíveis. Os adultos pagam uma simbólica quantia de 500$00, enquanto as crianças dos 6 aos 12 anos, e os adultos de idade superior a 65, pagam apenas metade do preço inicial. A exposição teve o seu início a 26 de Janeiro e estará patente até 25 de Março no Pavilhão de Portugal.

- pub -
Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -