O Espaço A Capital, em Lisboa, abre as suas portas para a peça O Navio dos Negros, com encenação a cargo de Jorge Silva Melo. Um olhar sobre a história da escravatura…
Inspirado na novela de Melville, datada do século XIX, Jorge Silva Melo encenou a peça "O Navio dos Negros". Os pilares frágeis, mas ao mesmo tempo sólidos da escravatura, são o ponto de partida para o desenrolar desta peça.
Depois de "O Navio dos Negros" já ter estado na Culturgest, chegou agora a vez do Espaço A capital. Obra de grande notoriedade, escrita em 1855, constitui uma visão algo íntima e complexa das relações humanas. Os escravos e os homens comuns desse tempo, que percorrem os caminhos da vida em busca de uma corrente libertadora.
O capitalismo, escravatura, o mundo do homem comum, a servidão desmedida e a obsessão pelo poder, são as bases desta peça. O tema, ainda que antigo, continua ainda a fascinar estudiosos e historiadores, tal como permite a consciencialização de uma outra forma de escravatura presente na época contemporânea. No fundo, a escravatura persiste.
Jorge Silva Melo é o encenador da peça "O Navio dos Negros", que tentou dar ao máximo a veia humana à peça, sem nunca esquecer pormenores e episódios que marcaram a vida dos escravos e daqueles a quem estes pertenciam. A partir de 7 de Setembro, o Espaço A Capital, aguarda a sua chegada para esta viagem…