Pretenders: o regresso de uma banda de culto

1681
- pub -

Esta promete ser uma noite de culto, no Coliseu de Lisboa. Don’t get me wrong. Os Pretenders, de Chrissie Hynde, tocam pela Segunda vez em Portugal.

O palco do Coliseu de Lisboa está de volta aos grandes acontecimentos da música internacional. Depois de Cesária Évora, na semana passada, e antes do Ballet do Kremlin, anunciado para o final deste mês, esta é a noite do rock: os Pretenders estão de regresso a Portugal.

É a Segunda vez que a banda toca no nosso país. "Viva El Amor!" é o CD-"hino" que constitui a principal proposta dos Pretenders para uma noite a não esquecer. O grupo promete ainda tocar alguns temas de um álbum gravado ao vivo – "The Isle of View" -, à mistura com várias faixas de uma colectânea de singles.

À frente dos Pretenders está, como sempre, a carismática e algo revolucionária Chrissie Hynde. Uma mulher independente que, desde o início, já lá vão mais de 20 anos, tem sido a cara e a alma da banda. Ou não fosse ela uma mulher de causas e convicções bem fortes e enraizadas.

Veja-se, por exemplo, a paixão com que defende os animais. Não esconde, por isso, que não come carne: é uma vegetariana convicta.

Talvez por isso, Chrissie não hesitou em manifestar-se publicamente contra a recusa da McDonald’s, em servir ementas vegetarianas nos restaurantes da cadeia. E quando o rei do "império" do hamburguer apresentou, na Holanda, o "veggie burguer", Chrissie foi a primeira a prová-lo. Foi também quem mais tentou convencer os responsáveis da McDonald’s a generalizarem o hamburguer vegetariano. Apesar dos esforços, não parece ter tido grandes resultados… pelo menos, até agora.

E é tal a convicção que Chrissie terá dito, numa entrevista, que uma das razões por que ainda tem voz para cantar é o facto de sentir que "o meu objectivo na vida é salvar as vacas".

E são muitos os momentos em que esta mulher "de armas" tem vindo a público lutar pelas causas das minorias. Fica apenas este: de braço dado com elementos de um grupo de activistas da Act Up San Francisco, uma associação de apoio a doentes com sida, considerada algo radical, Chrissie cantou "I’ll Stand By You", perante uma multidão de alguns milhares de pessoas.

Esta noite, Chrissie Hynde e os Pretenders prometem "incendiar" o Coliseu de Lisboa. To be "back on the chain gang"!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -