A pirogravura é a técnica de gravar com uma ponta incandescente superfícies como a madeira e o couro.
A ferramenta utilizada nesta técnica é o pirografo, que é do género de um pincel eléctrico, com pontas variadas, que permitem elaborar diversas acções.
Como fazer uma pirogravura
Materiais a utilizar:
- Pirógrafo
- Placa de madeira pequena
- Lixa fina
- Lápis comum
- Lápis de cor
- Afia
- corda
- Cortiça
- Cola quente
1º passo:
Prepare uma mesa estável para poder iniciar o seu trabalho. Pegue na placa de madeira e na lixa fina e lixe até que não exista nenhuma aresta.
2º passo:
Desenhe com o lápis de carvão o desenho que pretende ou utilize uma folha de papel vegetal que contenha a imagem que deseja e decalque-a para a placa de madeira. Deixe um espaço na placa para afixar os seus recados.
3º passo:
Para utilizar o pirógrafo na temperatura certa para o material que está utilizar basta consultar o manual de instruções que vem com o mesmo. O pirógrafo serve para queimar e marcar as zonas que desenhou no 2º passo deixando-as bem delineadas.
4º Passo:
Nesta fase irá pintar o seu desenho após estar todo delineado com lápis de cor, é recomendável que tenha consigo um afia pois para pintar a madeira irá gastar muitos bicos e rapidamente! Se quiser cores mais vivas no seu desenho carregue na cor que está a utilizar.
5º passo:
Corte um bocado de cortiça grande o suficiente para que possa escrever Recados com o Pirógrafo, cole-o com cola quente na placa de madeira, no local que deixou em branco (sem desenho).
6º passo:
Corte um pouco de corda e cole as duas pontas na parte de traz da placa de madeira. Isto servirá de suporte para pendurar na sua parede com um prego. E está feito o seu anota recados!