A Bela Desaparecida de Rita Basílio da Porto Editora
E se, num belo dia de Verão, os livros de histórias surgissem com as páginas em branco? E personagens como o Capuchinho Vermelho, os Três Porquinhos, a Cigarra, a Formiga e a Branca de Neve, entre outras, se vissem na necessidade de substituir a Rapunzel, entretanto desaparecida? Certamente, seria uma barafunda no Reino Mágico da Fantasia…
Pois é sobre esse dia que escreve Rita Basílio no seu livro A Bela Desaparecida, uma história de extraordinária imaginação que conquistou o Prémio Literário Cidade da Figueira da Foz. Nela, o Rei da Fantasia vê-se obrigado a convocar todas as personagens para resolver o problema do estranho desaparecimento da Rapunzel, que deixara o Príncipe junto à torre à espera, em vão, que ela fosse à janela lançar-lhe as tranças. Alguém tinha que a substituir na história para que esta não caísse no Esquecimento; mas, para desespero do monarca, cada solução revelava-se um desastre completo.
Contudo, surpreendentemente, a confusão que se instalou no Reino Mágico da Fantasia despertou a atenção das crianças, que nas praias, nas piscinas, nos jardins e nos parques começaram a ler entusiasmadas as muitas histórias de encantar.