A Civilização Europeia no Renascimento de John Hale da Editorial Presença
A Civilização Europeia no Renascimento
Dar a conhecer essa fase decisiva da história humana que foi o Renascimento é o propósito deste livro que apresenta a civilização europeia, os seus feitos e erros ao longo dessa época.
Com mais de quinhentas ilustrações, este livro é uma soberba evocação do ‘longo século XVI’ que se iniciou com a queda de Constantinopla e o começo da Guerra dos Trinta Anos, sendo que a obra se debruça sobre o período entre 1450 e 1620.
Uma época cultural e economicamente rica que iria para sempre mudar o panorama da Europa, levando a que nada mais fosse igual. É esta imagem, rica em pormenores, que John Hale retrata neste livro, onde se encontram temas tão abrangentes como a filosofia, a religião, a rotina diária dos homens e das mulheres dos campos e das cidades, em terra e no mar, as utopias, a educação, a violência, o mercado e os mercadores, etc.
Ao mesmo tempo surgem ao olhos do leitor os aprofundamentos e descobertas da arte, com o símbolo máximo que foi Leonardo Da Vinci, os impulsos intelectuais e criativos da época, todos eles alvo de uma análise detalhada, com descrições memoráveis da pintura, escultura, poesia, arquitectura e música, acompanhadas das respectivas ilustrações.
Comentários justos e perspicazes, um estilo literário de romance, copiosidade de pormenores e uma enorme clarividência do autor transformam este livro, não num manual de história mas num romance cheio de interesse, a que se junta o facto de ser um desfile de factos históricos de uma das épocas mais ricas da Humanidade.
Sir John Hale é membro da Academia Britânica e professor jubilado de História de Itália no University College de Londres. Leccionou em diversas universidades norte-americanas e é autor de uma vasta bibliografia sobre o Renascimento europeu.
A não perder uma obra fundamental da Editorial Presença para melhor compreender a história europeia.