Muito em voga, neste momento, a dieta mediterrânica voltou a fazer sentir a sua importância na mesa de todos nós. Mas afinal de que se trata?
Com tantos tipos de dietas para emagrecimento, engordar em locais específicos, vegetarianas, etc. a dieta mediterrânea veio lançar mais uma acha na fogueira de quem pretende sempre seguir o que é melhor e mais aconselhável para a saúde.
Comer sempre foi uma das preocupações do homem e se a isso se juntar o comer bem e com prazer, tanto melhor. A gastronomia é uma arte e disso ninguém tem dúvidas.
Este livro, de Llorenç Torrado pretende precisamente juntar todos esses factores: comida saudável, apetitosa e a arte de comer.
A dieta mediterrânica
A dieta mediterrânica foi aprovada na Declaração de Barcelona de 1992, e avaliada pela FAO, como a ideal para a alimentação humana por nela se encontrarem todos os alimentos que proporcionam saúde e bem estar, para além de, comprovadamente, diminuírem o risco de doenças cardiovasculares e de cancro.
Na dieta mediterrânica o consumo de cereais e derivados, legumes, frutos frescos, verduras e hortaliças, onde se inserem menores quantidades de carnes vermelhas e peixe, para além de serem os pratos condimentados com azeite, são comprovadamente ideais para a saúde.
É para conhecer todos os segredos desta forma de alimentação que recomendamos este livro, onde pode ainda encontrar receitas de variados países, e algumas bastante exóticas.
Entre conselhos, receitas e os princípios deste tipo de dieta, este livro é um autêntico manual para os que apreciam a boa mesa e a saúde, que nos chega através da editora Temas e Debates.