A Leste das Montanhas de David Guterson da Publicações Europa América
A Leste das Montanhas
Será a doença um caminho para a morte propositada do ser humano? Ben, que havia salvo tantas vidas, tenta agora terminar com a dele. Um livro humanamente belo na sua essência.
‘A Leste das Montanhas’ é uma história tocante, surpreendentemente humana, em que a luta e os valores de outrora parecem perdidos, face a uma inevitável morte que se quer apressar a todo o custo. Porém, as recordações de outrora não facilitam de forma alguma o exercício do gesto há pouco pensado, nem tão pouco conduzem àquele final tão amplamente meditado.
Ben era um experiente cirurgião americano. Algum tempo após a sua reforma, mais precisamente um ano, Ben depara-se com uma terrível realidade: descobre que tem cancro, e que apenas poderá viver mais alguns meses. Por isso, a decisão é clara: regressar à terra a leste das montanhas para dar fim a uma vida, à partida, já dada como impossível de prosseguir por muito mais tempo.
Esta é uma história dura, cruel, de um homem que durante tanto tempo salvou vidas, deu felicidade a tantos seres, e que em inúmeras ocasiões desafiou a morte. Este é um homem que conseguiu dominar o sentido das coisas, e fugir a simples prognósticos prolongando a vida de outros tantos seres.
Contudo, a descoberta do mal que o vitimara vai roubar-lhe toda a força de antigamente e deixá-lo render-se à morte mais cedo do que a doença preveria. Mas será essa a melhor solução? A memória irá atraiçoá-lo, ser mais forte do que qualquer dor do presente, e trazer até ao agora promessas e juras feitas em tempos passados.
O livro trata de um drama que poderia ser a história de tantas pessoas. Retracta com a máxima precisão sentimentos, pensamentos, dá a conhecer ao leitor o que o íntimo de Ben cala mas que o coração solta. Não se trata de uma história piegas, mas sim de um drama humano, e das próprias injustiças que a vida consegue trazer ao de cima, sem sequer nos deixar preparar com a devida antecedência.
A humanidade desta história é algo extraordinário, na qual as palavras realçam cada batida do coração, cada dor da alma, cada martelar de uma recordação que agora toma outra forma e dimensão. Um livro para se deixar levar pelos caminhos que a vida, inesperadamente, apresenta aos seus percursores.
‘A Leste das Montanhas’ foi escrito por David Guterson que já havia provado os seus dotes linguísticos e literários, nomeadamente com outra grande obra: ‘Snow Falling on Cedars’. Um livro das Publicações Europa América que a vai levar até ao mundo de Ben, à sua mente e coração. Uma antecipação da morte ou um mero caminho que o destino impôs?