A história da filosofia vista através dos nomes que fizeram esta ciência.
Esta é mais uma obra de consulta e aliciante leitura da coleção História da Filosofia, editada pela Presença, que conta já com o décimo volume, desta feita dedicada à filosofia dos séculos XIX e XX, magistralmente guiada por Nicola Abbagnano.
História da Filosofia
Trata-se de uma obra de consulta para estudantes e não só, que foi imprescindível à formação de muitos estudiosos da temática.
Niccola Abbagnano impôs com esta obra uma clara ruptura com a orientação anterior que era dada nas escolas, através da recusa de interpretações tendenciosas e trabalhando em constante referência com a fonte.
O presente volume trata de temas como o Espiritualismo, a filosofia da acção, o idealismo anglo-americano e o italiano, o neocriticismo e o historicismo, ao mesmo tempo que apresenta as biografias dos principais pensadores como M. Fichte, Lotze, Hamelin, Bergson e Gentile, entre outros.
Abbagnano nasceu em 1901 em Saleno e no pós-guerra, após ter completado o curso de Letras e Filosofia, e depois de ter dado aulas no liceu Umberto I em Nápoles, formou um centro de estudos metodológicos que se viria a tornar o mais importante polo de difusão da epistimologia e do neo-positivismo.
A editorial Presença apresenta a colecção completa das obras condensadas em doze volumes, fazendo um acompanhamento da história da filosofia desde os seus primórdios, tendo o primeiro volume abordado as escolas gregas e os seus grandes nomes como Sócrates, Platão e Aristóteles.