Impasses de Fernando Gil, Paulo Tunhas e Danièle Cohn da Publicações Europa-América
Impasses
IMPASSES seguido de Coisas Vistas, Coisas Ouvidas.
Impasses trata-se duma obra imprescindível e essencial ao conhecimento de causa, acerca da problemática gerada pelo 11 de Setembro de 2001, porque o mundo nunca mais vai ser igual e vive actualmente num impasse decisivo. Uma obra editada pela Europa-América dos autores Fernando Gil, Paulo Tunhas e Danièle Cohn a não perder.
O 11 de Setembro de 2001 e, depois, a guerra do Iraque representaram para milhões de pessoas um terramoto não só político como também afectivo. Encontramo-nos face a algo completamente novo. É dessa novidade que este livro trata, procurando mostrar que vivemos, sob muitos aspectos, um impasse. Os argumentos em conflito esbarram uns contra os outros. A má-fé tomou conta dos espíritos. O que toma particularmente urgente que se tente pensar com clareza certos fenómenos. O integrismo islâmico. O terrorismo. O ódio a Israel. O anti-americanismo. O niilismo que desponta sob as vestes mais insuspeitas. Os autores crêem que isto pode ser feito numa linguagem audível para os dois campos que se opõem.
Não trazem provas, mas propõem argumentos e conjecturas. Um livro racional, ponderoso, indispensável para pensar a actualidade e vislumbrar os futuros.
Danièle Cohn é professora de Estética na É cole des Hautes Études en Sciences Soáales, Paris, Fernando Gil é professor de Filosofia na Universidade Nova de Lísboa e na École des Hautes Études en Sáences Soáales, Paris e Paulo Tunhas é professor de Filosofia na Universidade Femando Pessoa, Porto.