Editado pela Europa-América, Manual Prático de Pesca Desportiva tem autoria de Pierre Beaumel, e com ele vai ficar a saber: como procurar o peixe onde ele vive, conhecer os peixes, tudo sobre pesca à bóia, pesca de lançamento, pesca à mosca e pesca de barco no mar. A pesca sempre exerceu uma atração inegável no homem.
Pesca desportiva
Um excelente guia tanto para principiantes como para praticantes deste desporto tão saudável que queiram um complemento de aperfeiçoamento técnico.
A pesca sempre exerceu uma atracção inegável no homem. Com efeito, desde a noite dos tempos, primeiro exclusivamente para se alimentar, em seguida para se alimentar e experimentar prazer e, por último, quase essencialmente pelo prazer, o homem tornou-se pescador.
Da necessidade vital, a pesca converteu-se, ao longo dos séculos, entre povos civilizados, num desporto universal e, ao mesmo tempo, num dos passatempos mais fascinantes. Alguns acharão o qualificativo de desporto um pouco exagerado.
Não obstante, aqueles que praticam ou praticaram um desporto de competição a alto nível e têm a alegria de descobrir as múltiplas facetas da pesca sabem encontrar analogias e complementaridades entre ela e o desporto: Não tenhamos a mínima dúvida: a pesca é, de facto, um desporto, e sobretudo um desporto completo.
A prática da pesca concorre maravilhosamente para o equilíbrio do indivíduo e encontra-se ao alcance de todos.
Quer se trate do automobilista nevrosado, do habitante da cidade macilento, do adolescente ávido de descoberta, do aposentado, do sexo fraco, cuja sensibilidade natural opera maravilhas, todos, sem excepção, estão dispostos a deixar-se convencer. Todos aguardam a faísca, o impulso que os tornará um ser feliz na prática de um passatempo apaixonante: A Pesca.
O amor à pesca conduz inexoravelmente ao amor à natureza e com maior naturalidade, o pescador torna-se um defensor desta.