Memórias de uma vida inesperada de Rainha Noor

2852
Memórias de uma vida inesperada de Rainha Noor
Memórias de uma vida inesperada de Rainha Noor
- pub -

Da autoria da Rainha Noor, Memórias de uma Vida Inesperada é o mais recente título editado pela Bizâncio. Nesta obra a autora relata-nos a sua relação com o falecido Rei Hussein da Jordània, descendente direto do Profeta Maomé e um pacificador nato e incansável do Médio Oriente.

Memórias de uma Vida Inesperada

É o relato íntimo e inspirador da notável viagem de uma mulher americana ao coração de um homem e da sua nação. Nascida numa distinta família árabe-americana e criada num meio privilegiado, Lisa Halaby entrou como caloira para Princeton no primeiro ano em que aceitaram mulheres, licenciando-se em Arquitectura e Planeamento Urbanístico em 1974.

Dois anos mais tarde, durante uma visita ao seu pai na Jordânia, foi apresentada casualmente ao rei Hussein na pista do aeroporto. Hussein, amplamente admirado e respeitado no mundo árabe como uma voz de moderação, assim como pela sua descendência directa do Profeta Maomé, brevemente se tornaria num dos solteiros mais cobiçados depois da morte trágica da sua mulher.

Na vez seguinte em que se encontraram, Hussein apaixonar-se-ia perdidamente pela filha do seu amigo de longa data. Depois de um noivado re- lâmpago e secreto, Lisa Halaby tornou-se Noor al Hussein (a luz de Hussein), a rainha da Jordânia.

Com eloquência e simplicidade, a rainha Noor fala-nos dos obstáculos que enfrentou enquanto jovem noiva na corte real, da sua rebelião contra o abraço sufocante da guarda de segurança e da vida do palácio, e da sua própria luta, bem sucedida, no sentido de criar para si um papel interven- tor numa corte que dela só esperava que fizesse o seu marido feliz.

Memórias de uma Vida Inesperada é além disso um documento notável de uma mulher que nas últimas três décadas acorilpanhou de perto a cena política mundial e particularmente do Médio Oriente, e um retrato fascinante do falecido rei Hussein e da sua luta incessante para levar a paz a uma região devastada e dividida pelas guerras.

- pub -

Missão essa que colheria muitas vezes recompensas satisfatórias, incluindo uma maior unidade árabe e um tratado de paz com Israel, mas que sofreria também rudes retrocessos como a Guerra do Golfo e o assassinato do primeiro-ministro Rabin.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -