Zeros e Uns de Sadie Plant

1689
Zeros e Uns- As Mulheres e as Novas Tecnologias
Zeros e Uns- As Mulheres e as Novas Tecnologias
- pub -

Zeros e Uns- As Mulheres e as Novas Tecnologias de Sadie Plant da Bizâncio

Zeros e Uns

O mundo foi invadido pelas novas tecnologias e pelos avanços informáticos. Qualquer dia nem precisamos de sair de casa, porque os computadores já fazem tudo. Nesta era cibernética as mulheres, tal como os homens, têm um papel reservado e o livro “Zeros e Uns”, é a prova disso mesmo…

De Sadie Plant, uma ciberfeminista assumida, este livro retrata as novas tecnologias desta vaga de informação na qual a mulher, tem o mesmo papel de destaque que o homem, no mundo dos computadores. A própria concepção visual e a estrutura de conteúdo do livro gira em torno da dualidade: computador e ser humano.

“Zeros e Uns” é o exemplo evidente de como, estamos cada vez mais a ser arrastados por linguagens binárias, cérebros computorizados e máquinas protagonistas de autênticos milagres. O que o livro pretende demonstrar é esta área de espaço da nossa vida, mas dando uma perspectiva feminina de todos estes avanços.

“Um dia, o Homem fez de si o centro de tudo.” Assim escreveu Sadie Plant, contestando esta ideia, e todas aquelas que possam de alguma forma vir a diminuir o papel da mulher em função da imagem masculina. Aos poucos, a mulher foi assumindo a mesma importância na sociedade que o homem, usufruindo dos mesmos direitos e regalias. Mas, ainda se verificam situações, nas quais o homem continua a ser visto como superior.

Aquilo que este livro demonstra, é o papel que também a mulher desempenha no mundo da informática. Afinal, porque há-de ser o homem a figura central dos computadores? Se os computadores executam tudo, é a “eles” que se deve o protagonismo e não à figura humana.

- pub -

Desde a visão profética que realça o papel de destaque do ser humano masculino, até à etapa dos conceitos teóricos e práticos de informática, Sadie Plant utiliza uma escrita informal, baseada em sistemas e digitos cibernéticos.

“Zeros e Uns”, é também a história dos avanços da tecnologia desde os tempos mais remotos, até chegarmos ao auge das maravilhas informáticas. O poder das máquinas é sem dúvida vasto e intenso, mas o descontrolo das mesmas e os dissabores que podem surgir no futuro, ainda ninguém os conhece.

Se pretende deliciar-se com o espaço cibernético que este livro criou para si, porque não desfolhá-lo calmamente? De forma irónica e objectiva, pode navegar nas linhas da linguagem de programação, das redes, ou até mesmo da carne cibernética e do terramoto sexual, sempre com um subtil toque feminino.

“Zeros e Uns”- As Mulheres e as Novas Tecnologias, aguarda por si para se deixar levar e navegar nas suas páginas de virtualidade…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -