Não se escolhe quem se ama de Joana Miranda

2521
Não se Escolhe Quem se Ama
Não se Escolhe Quem se Ama
- pub -

Não se Escolhe Quem se Ama de Joana Miranda é mais um título editado pela Presença. Este novo romance de Joana Miranda oferece-nos, uma vez mais, momentos de puro deleite, numa escrita que flui, poderosa e rica, e que, de resto, já nos tinha sido dado apreciar nas suas obras anteriores – A Outra Metade da Laranja, Sem Lágrimas Nem Risos e o Espelho da Lua.

Não se Escolhe Quem se Ama

Matilde tinha uns olhos escuros, brilhantes, profundos como a noite. O cabelo, da cor das Deusas do Olimpo. As asas, de ouro, bordadas a fios de seda. Os pensamentos, povoados de sonhos. O desejo, incandescente, de voar, de rasgar, horizontes cada vez mais altos. Matilde, como Ícaro, era dotada de asas, e como Ícaro, por inusitada coragem, experimentou a dor de chegar perto do sol.

Do mesmo Sol que dá a vida, e que a tira. Viveria tudo outra vez. Exactamente da mesma forma. Não trocaria o que viveu com Vladimir Krapov por nenhuma outra existência do fogo que sempre queima as asas que ousam desafiar as leis do universo e da vida.

A sua luz era tão intensa que Matilde duvidava não ser ela própria criação daquele moscovita de quarenta e cinco anos que um dia lhe arrebatou a alma. Descobriu-se outra, nos braços de um grande e inconfessável amor, e depois dele nada voltou a ser como era. Àqueles que a amaram, escapou-se-lhes por entre os dedos como poeira dourada, numa rebeldia quase indefinível, que doía e encantava.

A si própria, concedeu-se o privilégio de ousar viver intensamente, temerariamente, de dar voz, corpo e vida aos seus desejos mais secretos. E soube não oferecer resistência ao invasor impiedoso, doce, e mais que tudo, desejado, recebendo-o em todo o seu ser com a infinita coragem e a sabedoria dos que se sabem deixar amar.

Joana Miranda

É licenciada em Psicologia, Mestre em Relações Interculturais e Doutorada em Psicologia Social.

- pub -

É professora da Universidade Aberta, onde lecciona as cadeiras de Psicologia Geral, Psicologia Social da Vida Quotidiana e Psicologia Intercultural, e investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI).

No seu vasto currículo científico incluem-se diversas publicações nacionais e internacionais. O seu percurso literário é sobejamente conhecido do público português.

Observações: Colecção – Grandes Narrativas

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -