O Direito de ser Canhoto de Manuel Coelho dos Santos da Quarteto.
O Direito de ser Canhoto
O número de canhotos em Portugal, e no mundo inteiro, é muito superior ao que possa julgar. A pensar nessa realidade, o livro de Manuel Coelho dos Santos abre a porta ao mundo dos canhotos.
Existem muitas pessoas canhotas em Portugal. A vida destas pessoas poderia ser perfeitamente normal, não fosse o facto das mesmas terem dificuldade em realizar determinadas tarefas. Por isso, e a pensar em todas as pessoas que dão especial preferência, se é que assim lhe podemos chamar, à mão esquerda, surge este livro da Quarteto Editora.
Ao desfolhar o livro possivelmente terá a sensação de que o mesmo foi mal impresso, mas a verdade é que “O Direito de ser Canhoto” é um manual pensado para canhotos, serve também para que os destros se apercebam da dificuldade da leitura de livros, quando os mesmos seguem padrões diferentes dos seus.
O livro aborda uma breve história dos canhotos no mundo e trás até ao leitor inúmeros factos que fazem parte da vida dos canhotos, como é o facto de no mercado não serem ainda concebidos objectos e utensílios que satisfaçam as necessidades destas pessoas.
Poderá ainda encontrar neste livro as inúmeras dificuldades que os canhotos encontram ao longo da sua vida, sentindo-se marginalizados nas mais variadas e distintas situações. Ainda muito cedo, desde os primeiros tempos de escola que esta realidade é verificável, prolongando-se pela vida fora.
Apresentando diversos exemplos práticos, ilustrados a maioria deles com gravuras, “O Direito de Ser Canhoto” abrir-lhe-á as portas para factores e situações que desconhece, ou para as quais nunca tinha reparado verdadeiramente. O autor é também ele canhoto, natural de S. João da Madeira, e estudou mineralogia no Instituto de Minas e Energia de Jos, Nigéria.
Após 21 anos longe de Portugal, nos quais foi gerente de um complexo fabril na Nigéria, redactor, e trabalhou para a maior empresa mundial de extracção de diamantes, quando regressou a Portugal dedicou-se à causa dos canhotos, paralelamente à sua actividade empresarial e literária.
“O Direito de Ser Canhoto” é um livro que aborda um assunto, à partida vulgar, mas que é bem mais complexo do que aquilo que se possa pensar. Um lançamento da Quarteto Editora, da autoria de Manuel Coelho dos Santos.