Da autoria de Edgar Morin e editado pela Europa-América, esta obra liga-nos ao destino da Humanidade. Será possível, justamente, levar a humanidade até ao saber das suas próprias realidades complexas. Só a partir daí podemos enfrentar o desconhecido.
A humanidade
De facto, na era da disseminação nuclear e da degradação da biosfera, tornámo-nos para nós próprios um problema de vida e/ou de morte. Trata-se duma obra essencial para nos compreendermos a nós próprios e aos outros como um todo, e conhecermos a verdadeira identidade humana.
Quem somos nós? Quanto mais conhecemos o ser humano, menos nos compreendemos: a dissociação entre as disciplinas fragmentam-no, esvaziam-no de vida, de carne, de complexidade, e determinadas ciências, consideradas humanas, esvaziam-no até da noção de Homem.
Este trabalho rompe com a fragmentação do humano. Procura ligar, articular, reflectir nos conhecimentos dispersos pelas ciências e pelas humanidades, de forma a pensar a complexidade humana.
Procura pensar uma Humanidade enriquecida de todas as suas contradições ( o humano e o desumano, a racionalidade e a afetividade, a razão e o mito, o arcaico e o histórico, o determinismo e a liberdade ). Este livro considera, enfim, o destino da identidade humana que se joga na crise planetária em curso. É vital, de hoje em diante, ensinar a humanidade à Humanidade.
A Identidade Humana é a síntese de uma vida: todos os temas das obras precedentes do autor encontram-se aqui reunidos numa configuração e numa orquestração novas.
Do mesmo autor, nesta colecção:
- Ciência com Consciência
- O Problema Epistemológico da Complexidade
- Sociologia
- O Homem e a Morte
- O Paradigma Perdido
- O Método – I – A Natureza da Natureza
- O Método – II – A Vida da Vida
- O Método – III – O Conhecimento do Conhecimento
- O Método – IV – As Ideias
- O Método VI – A Ética