O Terceiro Servo de Joel Neto da Editorial Presença
O Terceiro Servo
Uma parábola bíblica é o mote para esta história de uma viagem ao interior de si mesmo.
Miguel Barcelos é um jornalista que acidentalmente lê a notícia do assassinato de um velho amigo e a partir daí traça uma viagem no tempo e uma confrontação interior onde se questiona acerca da sua vida, da submissão à estabilidade e do fim das suas ambições.
E nesta viagem surgem ainda outras confrontações que dividem o herói, como a separação entre os Açores, terra natal e Lisboa, cidade de escolha, onde Miguel se sente realizado, embora sem se sentir satisfeito com tal facto.
Miguel descobre que prefere fechar os olhos ao que o rodeia e aos desafios que se apresentam em nome de uma estabilidade que crê ter encontrado num mundo que não deseja mas que aceita.
A Editorial Presença publica este romance-revelação na sua colecção ‘Grandes Narrativas’.
Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, na Ilha terceira, em 1974, o mesmo ano do herói do seu livro, e como este é jornalista de profissão, área em que se iniciou em 1991 como estagiário do jornal de Angra do Heroísmo, de onde seguiu para outros orgãos de comunicação social. Actualmente é editor de desporto para um jornal diário. ‘O Terceiro servo’ é o primeiro romance e uma estreia literária que surpreende pela sua profundidade.