“Os Afectos e a Sexualidade na Educação Pré-Escolar – Um Guia para Educadores e Formadores” é mais um título publicado pela Texto Editora da autoria de António Manuel Marques, Duarte Vilar e Fátima Forreta.
Um manual destinado a educadores e pais que aflora a educação sexual na idade pré-escolar em todas as suas componentes.
Podemos encontrar neste livro várias abordagens ao tema em epígrafe tais como:
- Os Pais, os educadores e o jardim de infância: presença e envolvimento na Educação Sexual das crianças.
- A educação Sexual na infância: objectivos, conteúdos e metodologias.
- Exemplos de actividades e de materiais pedagógicos.
Este manual expressa, em primeiro lugar, a ideia de que a educação sexual é um processo contínuo, que deve acompanhar todo o percurso escolar e pré-escolar das crianças e jovens, respeitando as suas necessidades e estádio de desenvolvimento. Não há, pois, uma idade de início da educação sexual.
È normal que haja sentimentos de insegurança, para quem nunca tenha estado envolvido em actividades de educação sexual. Os autores deste livro também os experimentaram.
A educação sexual não é nem deve ser vista como um conjunto de receitas de vida e de modelos de rígidos de comportamento. Fundamentalmente, a educação sexual deve ser um conjunto de actividades que ajudem as pessoas a encarar a sexualidade como uma componente positiva do seu corpo, das suas vidas, das relações que estabelecem, e a escolherem os seus caminhos, de uma forma informada e consciente.