Para uma Cultura da Paz de José Manuel Pureza
Para uma Cultura da Paz
Os tempos actuais trazem até aos nossos dias um enorme clima de tensão, dúvida, medos, receios. É sobre a necessidade de uma cultura de paz que este livro nos fala.
Lançado pela Quarteto Editora, “Para uma Cultura de Paz” é um livro que procura levar a cada leitor uma nova aura de paz, na tentativa de melhorar o mundo, assim como traduz também a necessidade de dar a conhecer como seria a sua fórmula perfeita.
Instalar a paz, de uma vez, no mundo inteiro, é a vontade que mais aproxima os cidadãos do planeta Terra. Este é o ponto que mais temos em comum, o maior desejo de todos.
“A verdadeira paz é muito mais do que a ausência de guerra. É um fenómeno que envolve desenvolvimento económico e justiça social. Supõe a salvaguarda do ambiente global e o decréscimo da corrida aos armamentos. Significa democracia, diversidade e dignidade; respeito pelos direitos humanos e pelo Estado de Direito; e mais, muito mais”.
Por estas palavras, o Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, colocou em evidência que as propostas de uma cultura da paz constitui um repto a mudanças profundas em todas as escalas, da individual à global.
Ela envolve, em especial, uma ruptura com a tradicional absolutização dos conflitos e do uso da força pelo discurso hegemónico das Relações Internacionais, e faz assentar aí a antecipação de um novo contrato social e ecológico de alcance planetário.
Este volume reúne as comunicações apresentadas, em Agosto de 2000, num curso promovido, sobre este tema, pela Comissão Nacional da Unesco, na Arrábida. Propõe, deste modo, um olhar plural, que capta diferentes dimensões do desafio da cultura da paz.
Da colecção “Andaimes do Mundo”, “Para uma Cultura da Paz” é um livro da Quarteto Editora, assinado por diversos autores: José Manuel Pureza, Mariano Aguirre, Luís Moita, Isabel Estrada, Pedro Pezarat Correia, Isabel Nunes, Jorge Wemans, Manuela Mesa, Javier de Lucas, Álvaro de Vasconcelos, Ivan Nunes, e Diogo Pires Aurélio.