De Kahlil Gibran, Pensamentos e Meditações reúne alguns dos escritos menos conhecidos do próprio, onde encontramos misticismo, espiritualidade, e reivindicações sociais de grande força e ironia.
Pensamentos e Meditações
Kahlili Gibran é um autor mítico que tem lugar de honra no nosso imaginário: a grande sensibilidade com que transmitiu, com profundo lirismo, intuições místicas e visionárias, aproxima-o do romantismo tardio, mas também faz dele um autor intemporal.
Nascido em 1883, no norte do Líbano, viveu uma infância de extrema pobreza, e emigrou com a família para os EUA, em 1895. Estudou Belas Artes em Paris com Auguste Rodin, e em 1912 foi viver para Nova Iorque, onde se dedicou à pintura e escreveu para alguns jornais árabes.
A sua importância como pensador foi reconhecida desde que começou a publicar, mas foi com “O Profeta”, em 1923, que a sua reputação literária ficou definitivamente estabelecida. Faleceu em 1931.
O autor costuma ser retractado como uma figura romântica, um jovem árabe desenraizado que se integra nas metrópoles ocidentais e frequenta as suas élites intelectuais, sem contudo deixar de sentir que pertence a uma outra tradição e a uma outra pátria.
As suas preocupações espirituais nunca deixam de ter em conta os aspectos materiais da existência, mas foi um dos primeiros a chamar a atenção para as condições de vida nos países em vias de desenvolvimento, para os perigos do fanatismo, para a condição das mulheres, insistindo sempre na necessidade de respeitar a dignidade física e moral do ser humano para que ele possa desfrutar das suas potencialidades.
Este livro reúne, assim, alguns dos escritos menos conhecidos de Gibran, nos quais o misticismo e a espiritualidade, estão intercalados com reivindicações sociais de grande força e ironia.
Os escritos percorrem todo o espectro da existência humana, reflectindo sobre a indignidade da pobreza, a perda de inocência dos povos, a crueldade que o ser humano é capaz, mas também sobre a redenção que existe no amor, o poder libertador da fantasia e a força indomável do espírito.
Um lançamento da Editora Pergaminho!