Segundo Queeney de Beryl Bainbridge da Publicações Europa-América
Segundo Queeney
A Europa-América tem o prazer de editar entre nós o novo romance de Beryl Bainbridge com o título Segundo Queeney. Beryl Bainbridge é uma das maiores romancistas inglesas vivas. É autora de dezassete romances, dois livros de viagens e cinco peças de teatro e televisão.
Um dos seus primeiros romances, Salve-se Quem Puder, foi pré-seleccionado para o Booker Prize e recebeu o prémio Whitbread como o melhor romance do ano.
Em 1764, o famoso Samuel Johnson, com um génio irascível, um espírito inigualável e saudado por toda a sociedade, é atormentado pela doença e importunado pelos conflituosos protegidos. Sofrendo de um ataque de melancolia, aceita um convite para visitar Henry Thrale, um abastado fabricante de cerveja de Southwark, e a sua interessante esposa, Hester.
Assim começa uma relação extraordinária que durará dez anos e uma amizade íntima que se torna algo mais sombrio e ambíguo.
No magnífico ambiente georgiano de Londres, Segundo Queeney conta de uma forma simples e cómica uma história de amor não retribuído, paixão, rejeição e posse, revelando as tensões sexuais que existiam sob a superfície ordenada da vida quotidiana, e cabe à negligenciada filha mais velha de Hester, com o nome da mãe mas conhecida por Queeney, prodigiosamente esperta, esplendorosa e irónica, apresentar o comentário cáustico sobre a destruição que se segue.