Teias de Carlos André da Editorial Presença
Teias
‘Teias’ é o título do livro de Carlos André, lançado pela Editorial Presença. Um livro onde a poesia se funde com a história e a filosofia de outras épocas.
‘Teias’ é um livro de poesia, e fazer uma análise a um livro de poesia é quase um tiro na discórdia: cada um terá a sua opinião pessoal, cada qual terá uma análise característica. ‘Teias’ mistura na altivez das suas palavras, figuradas em poemas, um travo à história cultural e filosófica que permite relembrar o conhecimento de outrora.
Ao longo do livro, repleto de poemas, podemos assistir a referências particulares de determinadas figuras e personalidades em nota de rodapé: a Édipo, Zeus, Orfeu, Inês, Aquiles, Diana, Ulisses, entre tantos outros nomes aos quais o autor faz alusão ao escrever os seus poemas.
Carlos André, autor do livro, é natural de Monte Real, Leiria. Governador Civil de Leiria, é também professor na Faculdade de Letras de Coimbra. Foi aqui que se doutorou em Literatura Latina, tendo vindo a dedicar-se ao estudo desta área e ao Renascimento Português. Tem publicado o romance ‘Encontros no Vento’, e um livro de crónicas, ‘Entre Linhas: fragmentos de quotidiano com espaço e tempo’.
‘Teias’ é a estreia de Carlos André na área da poesia. Para dar-lhe uma ideia do que aqui pode encontrar fique com alguns versos: ‘mas quando um abismo de raiva/ velar de silêncio/ o teu canto/ acende uma lágrima/ réstias de espuma/ a deslizar no corpo/ incendeiam, por vezes,/ o futuro’.
Para os amantes de poesia, fique a saber que esta é a estreia de Carlos André, mas nem por isso a leitura deixa de ser despropositada Um livro lançado pela Editorial Presença, intitulado por ‘Teias’.