Pela Editorial Presença chega-nos este livro de Tiago Rebelo com o título Uma Promessa de Amor, como o próprio nome indica trata-se dum romance para todos os apaixonados e apaixonadas deste tipo de literatura.
Uma promessa de amor
Lourenço, Luz María e Isabel formam o triângulo amoroso desta história, e são as personagens fulcrais do novo romance de Tiago Rebelo. Lourenço é um jornalista influente e respeitável no meio televisivo nacional. Isabel, um antigo amor que reacendeu em Lourenço a sua chama. Luz María uma jornalista cubana, de passagem por Portugal em trabalho, mas na verdade em fuga do regime de Fidel, que traz consigo a mãe, recentemente enviuvada, e no ventre o fruto do seu romance com Alex, um músico cubano acomodado ao regime comunista.
É durante a sua estadia em Portugal que desenvolve uma grande amizade por Lourenço, que, por sua vez, se encanta com a força e o exotismo de Luz María, enquanto troca juras de amor eterno com Isabel.
Quando o percurso destas três vidas se cruzam, muitas vão ser as questões morais de Lourenço, dividido entre uma promessa de amor jurada a Isabel e a paixão devastadora inspirada por Luz María, mulher misto de coragem, beleza e perdição.
A riqueza dos pormenores interage com o enquadramento histórico da narrativa e encontra-se presente no decorrer de todo o romance: desde a descrição fidelíssima dos ambientes cosmopolitas de Havana – durante a revolução cubana e após a subida de Fidel Castro ao poder – e Lisboa, repletos de imagens vivas, que respiram e agem ao constante movimento e contraste de cor, quase visível, na descrição de tempos – de passagem é também mencionado o trágico acidente que matou a Princesa Diana e o início da Expo’98 – e espaços repletos de figurantes que os enriquecem e que aproximam o universo da narrativa do leitor , conferindo-lhe um carácter mais real.
Uma história admirável na riqueza de pormenores, intensa de conteúdo e surpreendente no desfecho, sobre as delicadas linhas que separam a amizade do amor, pela mão de um jovem autor que, com os seus primeiros livros, Para Ti, Uma Vida Nova e Não Vou Chorar O Passado, conquistou a preferência do público leitor .
Tiago Rebelo
Nasceu a 2 de Março de 1964, em Lisboa, e cursou Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Nova de Lisboa. A sua actividade jornalística iniciou-se em 1986 na Rádio Renascença, onde permaneceu durante oito anos.
Paralelamente ao seu trabalho da rádio, foi, durante três anos, jornalista especializado em política na RTP. Jornalista da 1VI desde 1994, Tiago Rebelo é, desde os últimos seis anos, editor executivo da informação diária do turno da manhã e do 1VI jornal das 13 horas.
Do seu percurso literário destacam-se três livros de contos infantis -O Palácio Encantado, A Boneca de Porcelana e O Pato Mercedes, edições Abril/ControlJornal para o Museu das Crianças. O seu primeiro romance, publicado em Abril do 2001, Para Uma Vida Nova, tem-se revelado um sucesso de vendas, estando já em 3a edição.
Carreira semelhante tem tido o seu segundo livro, Não Vou Chorar o Passado, publicado em Outubro de 2001, que atingiu a 2a edição apenas em três meses.