O Baptizado Real de D. Dinis de Bragança

3389
D. Dinis de Bragança
D. Dinis de Bragança
- pub -

D. Dinis de Santa Maria Miguel Rafael Gabriel Francisco João de Bragança, filho de D. Duarte e D. Isabel de Herédia, Duques de Bragança, nasceu no dia 25 de Novembro de 1999 e foi hoje realizado o seu baptizado.

Baptizado de D. Dinis

O acontecimento foi comemorado com pompa e circunstância , como era de se esperar. Mas, no Porto, o baptizado é que foi uma verdadeira Festa Real…

Pelas 8:40 da manhã, no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, nascia mais um ser humano de sangue azul. D. Dinis, terceiro filho dos Duques de Bragança, pesava cerca de 3,450 Kg e media 51 cm, quando abriu os olhos para a vida, pela primeira vez.

O momento do nascimento foi acompanhado por muita emoção, da parte de D. Duarte. Uma vez mais, o Duque não perdeu a oportunidade de ver a sua esposa, dar à luz o seu terceiro filho. Após, o nascimento de D. Afonso e de D. Maria Francisca, o parto foi novamente realizado, a partir de uma cesariana, pela mesma equipa que sempre acompanhou D. Isabel de Heredia, o Dr. Meleiro de Sousa e o Dr. Luís Avillez.

Os pais escolheram o nome Dinis, à semelhança do rei apelidado de “O Lavrador”, mas os nomes Miguel, Gabriel, e Rafael estão relacionados com os três arcanjos. Francisco, o nome do pastorinho de Fátima que será agora canonizado, foi outra das homenagens que o casal fez questão de realizar.

O bebé mostrou-se inteiramente saudável e, o seu baptizado teve lugar na cidade invicta do Porto, à semelhança dos outros dois filhos do casal. No dia 19 de Fevereiro de 2000, realizou-se a cerimónia do baptizado de D. Dinis, que contou com a presença de representantes das casas reais Europeias.

- pub -

O evento protagonizou-se na Igreja da Sé, pelas 12 horas, onde inúmeros populares queriam espreitar e acolher os Duques e, o novo rebento de sangue azul. Aclamada pelo povo, a cerimónia realizou-se de forma calma e serena, com toda a importância que um baptizado real deve englobar.

No Palácio da Bolsa, seguiu-se posteriormente uma recepção para os convidados, estando marcado para o Mercado Ferreira Borges, a actuação de ranchos tradicionais. O evento ocorreu pelas 17 horas, sendo a atração principal um bolo de metro e meio, para o vasto núcleo de plebeus que ali se encontravam e, que não quiseram deixar passar em branco, esta data.

A esperança de que o filho de D. Duarte nascesse no dia da Restauração da Independência, não se concretizou para infelicidade de D. Duarte. Porém, mais importante que este pormenor foi que o bebé nasceu saudável e tudo correu bem. D. Duarte declarou, emocionado: ” É um dia muito feliz, muito bonito.” Um momento, sem dúvida, memorável para qualquer pai, monarquico ou não.

O Baptizado Real e o nascimento de D. Dinis, correram de maneira agradável e emociante. A cerimónia na cidade do Porto, foi digna de um verdadeiro princípe. Um momento na história da aristocracia que, juntou monarcas e plebeus.

A Mulher Portuguesa, congratula o nascimento do filho dos Duques de Bragança. Parabéns e viva o Príncipe!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -