A Psicologia Positiva, conhecida como Ciência da Felicidade, tem inúmeras pesquisas e publicações sobre as virtudes humanas, a exemplo do voluntariado, da prática do perdão e da gratidão entre outros.
A importância das virtudes
São essas virtudes, também chamadas por Martin Seligman e Christopher Peterson de “forças do caráter”, as quais podem fazer a diferença, se sua meta é a felicidade autentica (Seligman), Eudaimônica (Aristóteles) ou ainda Sustentável (Ribeiro, O’Brien, Lyubomirsky e outros).
Esse mundo caótico que podemos perceber, é resultado da ação de pessoas cuja força é utilizada de forma equivocada. Talvez você concorde que quando pensamos numa pessoa a qual suas ações acabam por prejudicar outras, devemos supor que, haja ali, ausência de virtudes essenciais à harmonia contida na felicidade verdadeira.
Se não experimentamos essas harmonias de forma interna, elas nunca poderão afetar nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações. Ao contrário, utilizaremos as forças que nos são peculiares de forma egoísta. E o nosso ego padece de carência, especialmente afetiva, o qual nos faz buscar a felicidade material, em detrimento da imaterial. Vale lembrar que o ideal seria o equilíbrio entre ambas, como apontado no texto anterior.
As mazelas que vemos no mundo, dos infortúnios domésticos à corrupção nos mais diversos níveis, são sequelas desse desequilíbrio. É por isso que o desenvolvimento das virtudes se torna, HOJE, um tema tão importante, especialmente com relação às gerações futuras e é por isso que gosto tanto de trabalhar com pais, professores e jovens e empresas…
Acredito realmente nas palavras desse querido educador indiano, com quem pude fortalecer meus passos rumo ao aperfeiçoamento dos meus valores e virtudes, paralelamente ao amadurecimento oferecido pela pesquisa científica e posso garantir, é uma longa jornada onde, como dizem, aprendemos com os erros e somos incentivados pelos acertos. Sri Sathya Sai Baba dizia que:
- Se semearmos um pensamento hoje, colheremos uma ação amanhã.
- Se semearmos uma ação hoje, colheremos um hábito amanhã.
- Se semearmos um hábito hoje, colheremos um caráter amanhã.
- Se semearmos um caráter hoje, colheremos um destino amanhã.
- Se você perder seu caráter, tudo estará perdido.
A nossa tarefa, minha e sua, é colaborar na construção de pessoas sustentavelmente felizes, porque tem virtudes e valores, os quais compõem o caráter que leva a verdadeira felicidade.
Reflita sobre isso.
Leia o ínicio em … Qual a relação entre virtudes e felicidade
www.felicidadesustentavel.com
Dra. Ivana Ribeiro