Quem nunca se sentiu só? Algum dia, alguma hora ou até mesmo a vida inteira! Porém, muitos confundem ou nem sabem qual a diferença entre solidão e solitude e acabam erroneamente a usar o termo solidão para a maioria dos momentos e esquece (ou desconhece) que a solitude existe e é muito diferente.
Sentes solidão ou Solitude?
Começo citando uma teoria de Paul Tillich, que é considerado um dos mais importantes teólogos do século XX.
“A linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho. E criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho”
Portanto, a SOLIDÃO – a dor de estar sozinho – é não conseguir exercer alguma atividade só, como por exemplo, ir ao shopping, cinema, às compras e etc; São pessoas que infelizmente vivem uma vida em total dependência de outras pessoas, mas não falo financeira, e sim, de sempre precisar de alguém.
Sendo que na verdade não é por isso que elas se sentem só, muito pelo contrário, mas sim, porque elas vivem um vazio internamente. E como em tudo, a solidão em exagero acaba por afetar o psicológico e até mesmo o estado físico da pessoa solitária, levando-a a chegar a estados de depressão profunda.
Por outro lado, a SOLITUDE – a glória de estar sozinho – entende-se o pleno contato consigo mesmo, não tendo a necessidade de estar sempre em companhia de outras pessoas. Esta pessoa sente-se muito bem por estar só, ou seja, está bem com ela em tempo integral, porém, convive muito bem com os outros.
Entretanto, na solitude há um equilíbrio entre estar consigo e estar com o outro, sendo que estar consigo é estar em contato permanente com sua essência, a gostar de você, a cuidar de você, e a fazer com que suas relações com o próximo também sejam cada vez melhores e saudáveis
Está na hora de avaliar o que sentes e se a resposta for solidão, busque ajuda, entenda que antes de estar bem na companhia de outros, você deve estar bem consigo mesma em qualquer situação de sua vida e dessa forma, permita-se sentir a solitude.
A vida é um sopro e perdemos muito tempo deixando de viver plenamente, portanto, sejas plena de si mesma e sejas feliz!