As Papas de Carolo são uma sobremesa típica da região da Beira Interior, muito apreciada na Vila de Alcains, onde existem mesmo as festas do carolo, em finais de Agosto.
As Papas de Carolo
Tratam-se de papas doces de milho, que se assemelham em tudo ao arroz doce, e que podem ser servidas frias ou quentes.
O carolo é o milho, amarelo ou branco, triturado mais grosseiramente do que a farinha de milho tradicional, pode encontrar-se hoje em dia no mercado, uma aproximação do carolo de antigamente, com a designação de sêmola de milho.
Era tradição, confeccionar as Papas de Carolo em caldeiras, na rua e colocadas em grandes tabuleiros de madeira. Quem queria provar levava consigo uma colher e ia comendo.
Este ambiente é recriado nos dias de hoje, em Alcains nas Festas do Carolo. Actualmente, ainda é tradição nos casamentos em Idanha-a-Nova, a família da noiva oferecer Papas de Carolo aos convidados.
Papas de Carolo
Ingredientes
- 250 gr sêmola de milho ou carolo de milho
- 200 gr açúcar amarelo
- 10 gr manteiga
- 10 dl leite quente
- 5 dl água
- sal a gosto
- 1/2 limão casca
- 1/2 laranja casca
- canela em pó
- 1 pau de canela
Instruções
- Lave a sêmola de milho e escorra bem.
- Coloque num tacho, a sêmola, a água, o pau de canela, as cascas da laranja e do limão, sal e a manteiga e leve ao lume médio, mexendo sempre com uma vara de arames para não criar grumos. Deixe cozer, cerca de 8 minutos.
- Adicione o leite aos poucos e continue sempre a mexer, até obter a consistência desejada.
- Por fim, junte o açũcar e deixe dissolver bem. Retire do lume.
- Deite em taças pequenas ou numa travessa grande, preferêncialmente de barro, deixe arrefecer um pouco e decore com a canela.
Tabela de Nutrição
Outras receitas, onde o milho está presente: