Há muitas receitas de Xarém, que é um prato tradicional português considerado com origens medievais, umas papas feitas de farinha de milho com sabor a amêijoa ou conquilhas com umas carnes fritas, dependendo da região dos pais. Em Olhão é mais comum o Xarém com ameijoas e em Tavira o Xarém de conquilhas.
É um prato que ainda hoje é muito usado no campo. Nas cidades, este prato, que é de uso corrente, é designado por «papas de milho». Em Faro substituem as conquilhas por amêijoas e dão a este prato o nome de «baile de roda com castanholas».
“xerém” e “xarém” se originam de um termo árabe (Zerem) que designa “papas de grãos”. O xarém (xerém é aportuguesamento) e terá sido um legado deixado pelos mouros, no Algarve. O milho-miúdo é originário do Norte de África e Ásia.
A farinha de milho obtém-se dos grãos triturados na molineta (mó natural herdada dos Romanos). É com este milho mal moído que se faz o Xarém.
O Xarém com conquilhas pode ser servido como entrada ou como prato principal.
Xarém de conquilhas à moda de Tavira
Ingredientes
Instruções
- Leve ao lume uma panela de água temperada com sal. Assim que estiver morna, junte a farinha de milho aos poucos e vá mexendo sempre para não formar grumos.
- Frite o toucinho, cortado em pedaços pequenos e finos assim como os bocadinhos de pão.
- Junte depois o toucinho à farinha e deixe cozer em lume brando, reservando os quadradinhos de pão para o fim.
- Quando as papas de milho começarem a fazer bolhas, acrescente as conquilhas lavadas e sem areia. Poderá também abrir as conquilhas numa frigideira, com azeite, alho e no fim coentros picados, juntando depois às papas ou pode deixá-las abrir com o calor do milho.
- Se quiser junte os coentros picados e envolva.
- Estando as papas com a consistência desejada, junte a banha da fritura do toucinho e do pão.
- Mexa bem e sirva de imediato com o pão frito por cima e se quiser junte algumas conquilhas abertas no azeite.