Considerada o mal do século, a ansiedade cada vez mais toma conta da vida das pessoas e muitas já não conseguem realizar certas tarefas, como se concentrar, dormir bem e até se relacionar com os que o cercam, a resultar no comprometimento da sua saúde mental e até mesmo física.
De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) a ansiedade inclui transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas.
Os sinais da ansiedade
Todos passamos por momentos de ansiedade. Se forem muito frequentes ou muito intensos, podem indicar a necessidade de auxílio de profissionais especializados, portanto, fique atenta!
Conheça os 10 principais sinais que podem estar relacionados com a ansiedade e que merecem atenção especial:
- Enxergar perigo em tudo;
- Comer demais ou de menos;
- Alterações de sono;
- Medo de falar em público;
- Se preocupar em excesso;
- Apresentar inquietações;
- Sentir falta de ar, dor de cabeça ou outros sintomas que surgem “do nada”, ou seja, sem motivo aparente;
- Crises de pânico;
- Falta de concentração;
- Se irritar com facilidade.
Sentes alguns desses sintomas??? Então está na hora de tomar uma atitude antes que a situação fique fora do controle. Veja algumas alternativas para controlar a ansiedade:
Como controlar a ansiedade
Procure um especialista
É um processo que pode ajudar muito os indivíduos que sofrem desse mal; Juntos vão trabalhar para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que o impedem de se sentir melhor.
Pratique atividade física
Reserve um tempo para uma caminhada, corrida ou qualquer atividade que te proporcione prazer, pois a prática de exercícios libera endorfina, essa enzima é responsável por proporcionar bem-estar e diminuir a ansiedade e o estresse.
Pratique meditação ou respiração consciente
Cinco minutos diários para observar a respiração já são eficientes para o começo. Inspire pelo nariz, segure por 5 segundos e solte pela boca. E se puder, medite, atualmente temos várias práticas que ajudam o físico e o mental também.
Mantenha uma alimentação saudável
Opte por alimentos ricos em vitaminas que estimulam o humor, como: banana, frutas cítricas, chocolate, carnes e peixes, espinafre, entre outros, mas lembre-se alimentação controlada, ou seja, não exagere e também não fique sem comer.
Ouça música
A música tem o poder de relaxar, extravasar, expressar, dançar, celebrar, interiorizar e até mesmo descansar… então use e abuse.
Tire um tempo para fazer o que gosta
Ler, escrever, jogar, enfim, reserve um bocadinho de tempo para realizar tarefas que te tragam prazer e que façam esquecer dos problemas, nem que for por um momento.