O bócio é uma infeção que leva ao aumento anormal da glândula tiroide e que afecta sobretudo as mulheres de meia idade.
O que é o Bócio?
É uma infeção corrente e na maioria dos casos apresenta formas benignas. As causas são bastante variadas e podem atingir 10% da população. A descoberta de iodo em algas marinhas em 1811, constitui a primeira referência à presença do elemento em organismos vivos.
O estudo da influência do iodo no metabolismo animal tornou-se bastante importante a partir de 1895, quando se descobriu que o elemento é um constituinte normal da tiróide e a sua falta acarreta problemas graves da tiróide, como o bócio.
A causa mais comum de bócio é a falta de iodo, um átomo químico que a tiróide usa para produzir as hormonas tiroideias, e que tem sido resolvido com a administração de iodo ao sal de cozinha. Mesmo com uma quantidade adequada de iodo, a glândula tiroide pode aumentar de tamanho, criando bócio, o que ocorre em qualquer tipo de doença da tiroide, incluindo o hipertiroidismo, hipotiroidismo, tiroidites e cancro da tiróide.
Outras causas passam pelos factores medicamentosos e alimentares, causas hereditárias , infeciosas e hormonais.
A tiroide é uma pequena glândula localizada na região anterior do pescoço e possui um papel muito importante no controlo do metabolismo do corpo. É através desta glândula que são produzidas as hormonas tiroides que, viajando pelo sangue, chegam a todas as partes do corpo e indicam a este a rapidez com que deve trabalhar e usar energia.
A glândula tiroide
A glândula tiroide é composta por dois lóbulos separados por um istmo, o que lhe dá a forma de uma borboleta. Quando se apresenta esta infecção, ocorre uma deformação da conjunto. Nos casos em que a hipertrofia é muito localizada, a afecção designa-se por nódulo tiroidiano.
Quando se verifica uma insuficiente secreção de hormonas tiroideias, o chamado hipotiroidismo, os efeitos fazem-se sentir sobre a hipófise, que regula o sistema endócrino. Este, ao estimular de forma exagerada a tiróide, vai provocar a sua hipertrofia, o que leva o corpo a um aumento de peso, sensibilidade ao frio, pele seca, prisão de ventre, apatia e abrandamento do ritmo cardíaco.
O bócio pode também ser originado por um desarranjo do sistema imunitário, o que leva a uma excessiva produção de hormonas tiroideias (hipertiroidismo).
O devido despiste desta doença, evita que o bócio se desenvolva, pelo que, se possui uma predisposição hereditária para este factor, a vigilância médica é essencial. Frequentar praias com altos índices de iodo é também aconselhável.