Degenerescência macular, conheça melhor esta doença

1952
Degenerescência macular
Degenerescência macular
- pub -

A retina perde a visão central, a pessoa começa a tropeçar nos objectos e o equilíbrio da vista começa a ficar em perigo. A Degenerescência macular é uma das doenças da vista que pode ser terrivelmente rápida…

Degenerescência macular

Os olhos são uma das partes mais sensíveis do nosso corpo. Aos olhos, atribuímos o prazer de ver, observar e conhecer tudo em nosso redor. Todavia, motivadas por inúmeros problemas, as doenças e a perda de visão surgem inesperadamente, quer seja por esforço intensivo ou por motivos externos que acabam por afetá-la.

A Degenerescência Macular associada à Idade é uma das muitas doenças, para a qual a cura era apenas parcial.

Quando não há qualquer problema com a visão, o ser humano consegue ver perfeitamente as coisas, independentemente da distância a que esteja.

Aquilo que se visualiza centra-se na retina e o ser humano consegue observar as suas formas, conteúdo e tudo o que o rodeia. Logicamente, que o cérebro tem o seu papel importante pois, é através dele que as imagens visualizadas são amplamente descodificadas.

A miopia ou o estigmatismo são apenas duas das mais frequentes doenças que atacam os indivíduos. Contudo, a chamada “Visão Baixa” afecta cada vez mais pessoas.

- pub -

O seu aparecimento está relacionado com o anterior aparecimento de cataratas, diabetes, hipertensão, colesterol e stress. O tipo de vida que as pessoas levam nas sociedades pode perfeitamente levar ao seu aparecimento, tendo em conta condutas menos positivas.

Em poucos meses, o indivíduo pode não mais conseguir fazer coisas banais que anteriormente realizava, como por exemplo conduzir um automóvel.

O que acontece com a Degenerescência Macular é que a pessoa começa aos poucos a ter uma visão mais desfocada, não conseguindo localizar os objectos e tropeçando neles.

O equilíbrio da retina diminui drasticamente e o indivíduo fica apenas com uma visão periférica, devido ao ataque da doença ser na zona central da retina.

Pelo facto de ser uma zona muito sensível, o seu tratamento era apenas possível através do laser, e apenas quando o problema central estava muito longe da mácula. Como o laser queima intensamente, o mínimo erro podia ser a perda total da vista.

A nova técnica de tratamento, já utilizado nos Estados Unidos da América, não privilegiava em grande escala os portugueses. Era uma técnica utilizada em poucos locais do país que, por esse motivo, viam-se obrigados a recorrer aos serviços médicos espanhóis.

O tratamento consiste numa terapêutica fotodinâmica que recorre à administração de uma droga, sendo a sua activação realizada por laser. Visudyne é o nome do tratamento solucionador para este problema que já está a ser utilizado em Portugal.

Caso sinta alguma alteração na sua vista, seja ela de que ordem for mas, principalmente, se começar a sentir o seu foco de visão distorcido, contacte de imediato um oftalmologista.

O problema é que as pessoas só procuram ajuda numa fase avançada da doença e o estado aí já é bem mais grave. Não se descuide e tome as precauções.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -