O óleo essencial de eucalipto na aromaterapia, este óleo essencial ajuda a limpar a mente e melhora a concentração. Reduz o inchaço das membranas mucosas.
Óleo essencial de eucalipto
É muito valioso na luta contra problemas respiratórios, combate a inflamação e dores musculares, reumatismo, dores de cabeça e esgotamento nervoso, ajuda na cicatrização de feridas e úlceras e suaviza as erupções cutâneas.
Características do óleo:
O óleo essencial de Eucalipto tem um aroma claro, fresco e muito distintivo. É amarelo-pálido na cor e aguado na viscosidade.
Precauções:
O óleo de eucalipto deve ser usado com cuidado. Pessoas com pressão arterial alta e epilepsia devem evitá-lo. O uso excessivo deste óleo pode causar dores de cabeça. Não deve ser ingerido. Não usar diretamente na pele sem diluir. Não usar durante a gravidez.
Propriedades terapêuticas:
É analgésico, anti-bacteriano, anti-inflamatório, anti-nevrálgico, anti-reumático, anti-séptico, antiespasmódico, antiviral, adstringente, balsâmico, cicatrizante, descongestionante, desodorizante, depurativo, diurético, expectorante, febrífugo, hipoglicemiante, rubefaciente e estimulante.
Aplicação:
O óleo de eucalipto tem um efeito refrescante e desodorizante sobre o corpo, ajudando com febre e enxaquecas. No tracto respiratório, ajuda em situações de tosse, asma, infecções de garganta, sinusite e catarro. Diminui a inflamação e o muco, aliviando a cabeça da pressão causada por constipações e febre do feno.
O óleo de eucalipto é útil como óleo de aquecimento, quando usado para dores musculares, artrite reumatóide, entorses e má circulação.
Na pele que possa ser usado para queimaduras, bolhas, herpes, cortes, feridas, infecções da pele e picadas de insectos. Pode, além disso, reforçar o sistema imunitário e é útil em casos de varicela, resfriados, gripes e sarampo.
Como utilizar este óleo:
-
Sabão e velas:
Devido ao seu aroma forte que facilmente se sobrepôe a outros aromas deve misturar em pequenas quantidades (10 a 20 g por quilo) misturado com outros aromas mais suaves, dá um aroma a natureza.
-
Queimadores e vaporizadores:
Na terapia de vapor, óleo de eucalipto pode ser utilizado para: espirros frequentes, febre do feno, gripe, problemas respiratórios, como repelente de insetos, dores de cabeça e para ajudar a melhorar a concentração.
-
Misturado com óleo de massagem ou no banho:
Ajuda com a artrite, asma, bronquite, congestão das mucosas, resfriados, dores de cabeça, reumatismo, sinusite, catarro, fadiga e dores musculares.
- Loções e cremes:
Para além de aliviar a dor em espasmos musculares e reumatismo, o óleo de eucalipto num creme ou loção ajuda a acelerar a cicatrização de feridas de cura lenta e úlceras, a acalmar erupções cutâneas e a descongestionar a pele.
Óleo de eucalipto combina bem com:
O óleo essencial de eucalipto combina muito bem com Lavanda, Limão, tomilho, alecrim, manjerona doce, Pinheiro, cipreste, cedro, benjoim, erva-príncipe, citrinos e hortelã-pimenta.